A Regional de Saúde de Alfenas está realizando no período de 14 a 18 de maio o curso de qualificação para os membros dos conselhos municipais dos municípios que pertencentes a Regional de Alfenas. O objetivo é a qualificação de conselheiros e conselheiras, incluindo representantes de usuários, prestadores de serviços, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde.

O curso se apresenta em 04 unidades didáticas com carga horária de 40 horas. E vai discutir o Processo histórico de construção do SUS, as Formas de Participação e de Controle social nas políticas públicas de Saúde, o Planejamento Orçamento em Saúde e o Financiamento em saúde.

Para Marlene Pacheco, enfermeira e facilitadora da primeira unidade do curso, esta é uma ação educativa que provoca a discussão de questões sobre a atuação do conselheiros (as) de saúde, visto, serem estes atores importantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Créditos: Marivalda Santos

A segunda unidade do curso inicia-se hoje (16/05), tendo como facilitador o coordenador de Vigilância em Saúde do município de Alfenas, Denis de Oliveira Rodrigues, que reforça a importância do planejamento e orçamento em saúde, sendo este a base para o bom desempenho da gestão dos serviços de saúde.

Para Selma das Dores Ávila Moreira, conselheira do município de Areado, “a responsabilidade agora é de multiplicar os conhecimentos adquiridos para os conselheiros que não estão participando o curso”.

Segundo Dayse M. Resende, referência técnica do Núcleo Micro Regional, “este curso possibilitará além da integração entre conselheiros dos diversos municípios, o fortalecimento da participação social e também das políticas públicas de saúde”.

Por Marivalda Santos