A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou no dia 18/04, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Pedra Azul, e nos dias 19 e 20/04, na faculdade Alpha em Almenara, uma capacitação para o monitoramento e vigilância das coberturas vacinais. O objetivo foi realizar uma análise dos relatórios do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) para que os municípios conheçam as ferramentas para utilizar na sua rotina de trabalho, possibilitando avaliar os riscos em decorrência de doenças imunopreviníveis.

FOTO 3 3

A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Pedra Azul, Michele Ferraz, alertou sobre a importância da alimentação do banco de dados, para que não ocorra divergências na quantidade de pessoas vacinadas e o percentual da população imunizada que consta no SIPNI. A Coordenadora de imunização da Regional de Pedra Azul, Stefane Cardoso, fez uma apresentação dos relatórios do SIPNI e explicou os conceitos para avaliação da transmissão dos dados de imunização.

A enfermeira e referência técnica da Atenção Primária da Regional de Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, explicou como funciona o Programa Nacional de Imunizações, que organiza e coordena a política nacional de vacinação, visando controlar, eliminar e ou erradicar as doenças imunopreviníveis. “Nós temos três indicadores para avaliar a imunização: a cobertura vacinal, homogeneidade e a taxa de abandono de vacinas. O ideal é que tenhamos uma alta taxa de cobertura vacinal e de homogeneidade e baixa taxa de abandono. Porém, o cenário atual na região mostra que temos, ainda, uma taxa de abandono alta, acima de 10%. Precisamos, nesse momento, fazer esse alerta para que possamos otimizar o serviço que já vem sendo realizado. Consequentemente, teremos condições de atingir as metas preconizadas”, defendeu.

Por Allan Campos

Enviar para impressão