O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Divinópolis realizou nesta sexta-feira,20/04, no auditório da instituição, capacitação com farmacêuticos dos municípios da Região Ampliada .

O objetivo foi alinhar com os municípios as ações da Assistência Farmacêutica referente aos Componentes Especializado e Estratégico. Na ocasião, os técnicos da Assistência farmacêutica da regional apresentaram orientações quanto ao acesso e montagem dos processos dos medicamentos do componente estratégico para que haja uma maior organização no fluxo de dispensação e distribuição.

crédito: Willian Pacheco

Além disso, os farmacêuticos da regional pontuaram também como deve ser a montagem de processo da Insulina Glargina, modo de uso dos dispositivos inalatórios e medicamentos injetáveis , além de apresentarem o google drive como uma ferramenta para compartilhamento de arquivos necessários aos farmacêuticos municipais.

“Reuniões como esta são importantes para que os técnicos municipais elaborem e implantem um fluxo de atendimento adequado à população de seu município referente ao Componente Especializado e Estratégico”, destacou a coordenadora do Núcleo Rosita Oliveira Dias Flausino.

Houve também apresentação de experiências exitosas. O município de Santo Antônio do Monte expôs a experiência de como se organizaram para realizar a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica para seus usuários. Pará de Minas , por sua vez, apresentou a estruturação do município do Componente Especializado.

Por Williamn Pacheco

Enviar para impressão