A Revista Gerais, publicação técnico-científico do Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais, recebeu nova classificação no processo de avaliação referente ao quadriênio 2013-2016 da QUALIS/CAPES, como B5 nas áreas Interdisciplinar e de Enfermagem e B4 nas áreas de Administração Pública e de empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

O QUALIS é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação e de periódicos científicos. De acordo com as Editoras Adjuntas da publicação e trabalhadoras da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Michely de Lima Ferreira Vargas e Maria Beatriz Monteiro de Castro Lisboa, a classificação pelo sistema QUALIS representa uma importante confirmação do bom trabalho desenvolvido pela Revista, empenhada em colaborar para a divulgação científica e para a democratização do acesso aos programas e políticas públicas desenvolvidos na área da saúde no estado.

“Esse status vai colaborar para que cada vez mais profissionais e pesquisadores considerem o periódico como veículo para divulgação de seus estudos e pesquisas, bem como permitirá reforçar a qualidade dos artigos nela publicados, ampliando as possibilidades de que futuramente a Revista possa ser indexada em Bases de Dados”, explicam.

Classificação

No sistema QUALIS/CAPES os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, de A1 a C, sendo A1 o estrato mais elevado. A estratificação efetuada pelo QUALIS reflete os periódicos nos quais os pesquisadores e docentes das áreas avaliadas têm publicado os resultados de suas pesquisas. Para saber mais sobre essa qualificação, clique aqui.

A Revista

Publicada desde 2013, a Revista Gerais constitui-se em espaço para interlocução de experiências entre as instituições que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e para disseminação dos aportes proporcionados por pesquisas e experiências de inovação.

Em 2015, adquiriu caráter técnico científico, passando a conter, além de artigos científicos, matérias jornalísticas e a seção “Giro pela Saúde”, com notas informativas elaboradas pelas Assessorias de Comunicação Social das instituições vinculadas do Sistema Estadual de Saúde: ESP-MG, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hemominas, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 

Por Sílvia Amâncio / ESP-MG