A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), realizou, nesta quinta-feira (12/04), em Belo Horizonte, o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SEOS). Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens do evento.

Para a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais em exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, a Ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, o Ouvidor Geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, o Deputado Estadual e ex-Secretário de Saúde, Sávio Souza Cruz, o ex-Ouvidor Geral do Estado, Wadson Nathaniel Ribeiro, o Diretor Geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias, o Defensor Público e Assessor de Planejamento e Infraestrutura, Ronildo Robson do Nascimento Chaves, o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS-MG) e Secretário de Saúde de Santana da Vargem, Hermógenes Vanelli, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

O Secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, destacou a importância do novo Sistema de Ouvidorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. “Através desse novo sistema foi possível estruturar as Ouvidorias e aumentar seu alcance. Atualmente, contamos com 120 ouvidorias, servidores exclusivos e capacitados para trabalhar as questões trazidas pela população e um telefone exclusivo, o 136, para que mineiras e mineiros possam opinar, criticar, sugerir e elogiar os serviços de saúde. Dessa forma, podemos afirmar que o cidadão terá voz e nós poderemos ouvir suas solicitações”.

“Nós estamos construindo uma política de diálogo do cidadão com o poder público. Se antes, contávamos apenas com um canal de manifestação no Estado e alguns canais nos municípios, porém, ainda sem uma estrutura eficiente definida, hoje já temos estruturas organizadas porque o COSEMS foi a entidade que intermediou o diálogo entre o Estado e todos os municípios”, explicou Conceição Rezende.

Já o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS-MG), Hermógenes Vanelli, reiterou que o COSEMS sempre estará atento e disposto a cooperar para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, “a partir da construção coletiva do SEOS, que contou com a participação de diferentes atores, como FUNED, FHEMIG e HEMOMINAS, agora será possível qualificar de maneira mais adequada o atendimento em saúde”.

Já o Deputado Estadual e ex-Secretário de Saúde, Sávio Souza Cruz, pontua que esse mecanismo estabelece uma comunicação mais próxima entre usuários e gestores, sendo um elemento fortalecedor do SUS. “Isso, no atual momento, é fundamental. Minas Gerais acredita no SUS como foi concebido e o SEOS é um sinalizador disso”, afirma Sávio Souza Cruz.

“Nós temos trabalhado em fornecer um embasamento legal e normativo para o funcionamento do Sistema Nacional das Ouvidorias Nacionais do SUS e o Estado de Minas Gerais é o primeiro Estado do país a conseguir pactuar este sistema, inclusive a frente da própria União”, destaca o Diretor Geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

O Ouvidor Geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, reforçou que o objetivo com o novo Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde é, além de resolver as questões apresentadas pela população, também aperfeiçoar os serviços prestados pelo Estado.

O evento foi marcado também pela entrega de homenagens por parte da Ouvidoria Geral do Estado às pessoas que contribuíram significativamente para a construção do Sistema Estadual de Ouvidorias. Foram contemplados o o ex-Ouvidor Geral do Estado, Wadson Nathaniel Ribeiro, o Deputado Estadual Sávio Souza Cruz e o Diretor Geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias.

Como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS?

Cidadãs e cidadãos podem registrar suas manifestações por meio do telefone 136 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. A ouvidoria ouve e acompanha os trâmites da manifestação até seu final, respondendo numa linguagem cidadã. Além disso, a Ouvidoria apresenta aos gestores e dirigentes dos órgãos e entidades do SUS e também aos Conselhos de Saúde relatórios de gestão, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde e aprimoramento da gestão.

Por Fernanda Rosa