Teve início na  quinta-feira (14/12), a visita técnica dos representantes da Controladoria Geral da União (CGU) à Controladoria Geral do Estado (CGE) de Minas Gerais. O encontro, que aconteceu em Belo Horizonte, teve como objetivo trocar experiências relativas ao fomento à integridade no âmbito do poder Executivo nacional, estadual e municipal, além de conhecer as práticas específicas adotadas pela CGE na concepção e implementação do Plano Minero de Promoção da Integridade (PMPI).

Crédito: Marcus Ferreira

Como parte da programação da Visita técnica, nesta sexta-feira (15/12), representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participaram da visita institucional ao programa de aceleração de startups do Estado de Minas Gerais, SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development).

De acordo com o Chefe de Gabinete da SES-MG, Lisandro Carvalho de Almeida e Lima, desde o primeiro momento que a CGE realizou uma visita para discutir o PMPI houve o interesse e o comprometimento do Gabinete no envolvimento da Secretaria de Estado de Saúde nesse projeto, considerado como essencial.

Crédito: Comunicação SEED-MG

“Nessa linha de ação, a SES foi o primeiro órgão do Estado a criar um Grupo de Trabalhos multidisciplinar, via Resolução, para discutir e pensar o nosso plano de integridade com um plano de ações específico, demonstrando o comprometimento e o apoio da alta direção nessa empreitada. Eventos como esse, envolvendo órgãos diversos e experiências distintas são enriquecedores e é de nosso maior interesse participar, aprender, desenvolver e caminhar juntos na promoção do PMPI”, destaca Lisandro Carvalho de Almeida e Lima.

Durante a visita, a referência técnica da Assessoria de Planejamento, Mariana Cristina Pereira Santos, apresentou questões relacionadas ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como à estrutura formal da SES.  Já a assessora de Gabinete da SES-MG, Polianna Pereira dos Santos, falou a respeito da participação da Secretaria no processo de aplicação do PMPI. “A SES-MG caminha para conseguir compreender e diagnosticar as demandas do próprio órgão, ouvindo servidoras e servidores. Dessa forma, busca-se construir algo que também represente o que os próprios funcionários solicitam”, disse.  

O que é o PMPI?

Elaborado pela Controladoria-Geral do Estado, o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) apresenta-se como um conjunto de iniciativas que tem como finalidade criar um ambiente íntegro, de conduta ética, honestidade e conformidade, no Estado de Minas Gerais, desenvolvendo ações voltadas para os agentes públicos, para as organizações públicas e privadas e para a sociedade.

O PMPI apresenta um caráter preventivo e tem como foco fazer com que a Administração Pública apresente os resultados esperados pela população de forma integral, democrática e eficiente, mantendo-se firme, focada e convicta na essência de seu trabalho.

Por Fernanda Rosa