Levando em conta dados epidemiológicos atuais de Minas Gerais, que demonstram um início de período epidêmico para as Arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengueZika vírusfebre chikungunya e febre amarela)  com aumento no número de casos prováveis, e tendo em vista o início do período chuvoso, a Regional de Saúde de Uberaba realizou, na última quinta-feira (14/12), reunião técnica sobre Manejo Clínico das Arboviroses, com enfoque para médicos. A capacitação aconteceu na sede da superintendência e contou com palestra do infectologista Rodrigo Juliano Molina, numa parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Crédito: Gisele Remy

O encontro contou com 41 médicos e três enfermeiros de 23 municípios da região, o que significa 82,2% dos 27 municípios da Regional de Saúde de Uberaba, um número bastante expressivo, segundo o coordenador de Vigilância em Saúde da superintendência, Maurício de Oliveira. De acordo com ele, a equipe do Comitê Regional de Enfrentamento da Arboviroses está muito satisfeita com o resultado.

“Tivemos uma adesão muito boa, com médicos bastante participativos, se comprometendo a replicar a discussão em seus municípios. Esperamos que as equipes municipais estejam mais bem preparadas para os atendimentos, o que em conjunto com as ações preventivas de controle do Aedes e mobilização, devem garantir bons resultados”, conclui.

O médico Rodrigo Molina, mestre em medicina tropical e infectologia, abordou as características das doenças transmitidas pelo Aedes (Dengue, Zika e Chikungunya), critérios de diagnóstico, classificação de risco, sinais e sintomas, manejo e tratamento, além de estudo de casos e principais falhas observadas. Molina acredita que “a ação de capacitação é muito importante, já que as arboviroses sempre aumentam nessa época do ano e que o diagnóstico e tratamento adequados são imprescindíveis para prevenir o agravamento e a evolução para óbito, dos pacientes”.

Presente no evento, a médica Anisley Perez Rodrigues, da equipe de Estratégia de Saúde da Família do município de Itapagipe, afirmou que “o tema abordado é de grande importância para equipe que trabalha na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e depois da reunião eu me sinto mais preparada. Sou Cubana e entendi toda a aula, foi perfeito. Com as explicações do palestrante me sinto preparada para fazer uma reunião similar com os colegas do município”.

Por Sara Braga e Maurício de Oliveira.

Enviar para impressão