Nesta quinta-feira (11/06), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) lançou a campanha #CalorHumano. A ação tem como objetivo arrecadar roupas e cobertores para doar para uma das populações que mais precisam e que menos têm como se aquecer no frio neste inverno que se aproxima: a população em situação de rua.

Com duração de dois meses, a campanha conta a parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Governo de Minas Gerais, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), academia Companhia Athletica, supermercado Verdemar, shopping center Diamond Mall, companhia TAM Linhas Aéreas e o portal SouBH. 

Os pontos de coleta serão na sede do Servas, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte (BH), nos três prédios da Cidade Administrativa de Minas Gerais, no bairro Serra Verde, que contam com 17 mil servidores, e nas unidades disponibilizadas por cada parceiro, locais de grande circulação.

As retiradas do material doado serão feitas ao final de cada semana para que as entregas aos moradores de rua não atrasem, já que as temperaturas na capital mineira vêm atingindo níveis baixos neste final do outono. "A temperatura está cada vez mais baixa e esse é um comentário frequente na cidade. Enquanto para uns sobram casacos, cachecóis e cobertores, para outros falta muito, e o frio é o mesmo para todos”, afirma a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel. “Se cada um que passar por um ponto de coleta doar uma peça de roupa quentinha, crianças, adultos e idosos receberão essa prova de carinho e solidariedade”, completa.

Com o lema “Calor Humano: doar agasalhos e cobertores esquenta, conforta e faz o inverno ficar mais quentinho”, o Servas espera arrecadar um número significativo de roupas e cobertores para distribuir para o maior número possível de pessoas. As entregas serão feitas em parceria com a Coordenadoria Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), do MPMG, que já desenvolve trabalhos com moradores em situação de rua de BH.