Créditos: Henrique ChendesA partir deste sábado (08/02), 1,6 milhão de mineiros, de 96 municípios, passam a ter um atendimento à saúde com mais qualidade e agilidade. O governador Antonio Anastasia esteve em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e inaugurou a Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste e as obras de expansão do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, além de entregar 39 ambulâncias.

“Vamos ter esse atendimento de urgência formado, não só pelo Samu, que inicia os trabalhos imediatamente, mas por uma retaguarda de hospitais não só aqui, em Juiz de Fora, mas em toda região para atender os casos de emergência e urgência. É um projeto importante. Minas Gerais é o pioneiro nesse projeto no Brasil”, destacou Anastasia.

O governador também autorizou a licitação do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG) para a 30ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O programa prevê a recuperação e manutenção de 566,8 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas sob responsabilidade do Estado, na região de Juiz de Fora. Anastasia inaugurou, ainda, uma unidade da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Central Operativa

O investimento para a implantação da Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste foi de R$ 12,4 milhões, recursos do Governo de Minas aplicados na construção da Central, que também é sede do Samu Regional, compra de materiais, equipamentos e capacitação de equipes. A Central é uma estrutura física onde irão trabalhar profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio operadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização da necessidade de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências dentro de uma rede de atenção.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, afirmou que os investimentos irão proporcionar uma nova fase na prestação dos serviços públicos na área de saúde na região. “Hoje é um dia de grande festa na nossa cidade e na Zona da Mata. O governador Antonio Anastasia, com sua visão e trabalho seríssimo que desenvolve no nosso Estado, está nos brindando com uma excepcional obra. Estamos inaugurando uma nova era, uma nova etapa na saúde pública de nosso município e da nossa região”, disse o prefeito.

Os recursos do Estado também foram aplicados na montagem de 29 bases descentralizadas da Rede. As bases estão localizadas em 26 municípios: Além Paraíba, Andrelândia, Astolfo Dutra, Bicas, Bom Jardim de Minas, Carangola, Cataguases, Ervália, Espera Feliz, Fervedouro, Goianá, Juiz de Fora (quatro bases), Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Matias Barbosa, Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Ubá e Visconde do Rio Branco.

As 39 ambulâncias do Samu entregues serão distribuídas para as bases. Oito são unidades de suporte avançado, contando com um médico, um enfermeiro e o motorista. As outras 31 são unidades de suporte básico, integradas por um técnico de enfermagem e o motorista.

As unidades de suporte avançado vão para os municípios de Carangola, Juiz de Fora (duas unidades), Leopoldina, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont e Ubá. À exceção de Juiz de Fora que contará com seis, cada uma das 26 cidades com base descentralizada terá uma unidade de suporte básico.

Antonio Anastasia ressaltou a importância da política estadual de urgência e emergência implantada em Minas, destacando a mudança que ocorreu, a partir de 2009, no atendimento à população de municípios menores, quando o governo do Estado iniciou a implantação das redes regionais de urgência e emergência. “Os pequenos municípios passam a ter atendimento imediato por meio do Samu. Temos uma melhor qualidade e muito mais rapidez no atendimento. Sabemos que a rapidez, no caso de saúde, pode ser decisivo”, disse.

Therezinha de Jesus

O Governo de Minas investiu R$ 3 milhões na ampliação do hospital. Foi construído um novo andar, onde irão funcionar 20 leitos de UTI adulto (tratamento de trauma e AVC), dez leitos de UTI neonatal e 100 de enfermarias. Outros R$ 2 milhões foram investidos na aquisição de materiais para as UTIs adulto.

De 2003 a 2013, o Governo de Minas investiu R$ 14,1 milhões no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, recursos que foram aplicados em obras e custeio. O hospital é 100% SUS. Entidade beneficente, sem fins lucrativos, de esfera administrativa privada e gestão municipal, é hospital geral. Presta atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade, internação, Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia, urgência e atendimento por demanda espontânea e referenciada em clínica médica, cirúrgica, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, ginecologia, obstetrícia e pediatria.